quinta-feira, 5 de julho de 2012

Propostas para produção de textos:


Proposta 01:
Tipologia textual: Narração
Um rico empresário recebeu o bilhete abaixo, após o sequestro de seu filho.
Escreva uma narrativa relatando esse sequestro e seu desfecho. Em seu texto, você deve inserir:
·         Os três personagens devem fazer parte da história.
·         Dorisgleison Silva- Ex-investigador de polícia, com um morto em seu passado e nenhuma perspectiva de futuro.
·         Fátima Zoraide- Dona de banca de jornal, viciada em bombons e vidente nas horas vagas.
·         Paulo César Júnior- menino que, aos 12 anos, vale cada centavo do meio milhão de dólares exigido como resgate.
·         Você é livre para criar outros personagens.
·         Seu texto deve ser estruturado, coerente, criativo e conter, no mínimo, 30 linhas.

Proposta 02:
"Por que ela não me vê? Por trás destes óculos há um sujeito honesto. Estas espinhas dizem ape­nas que eu sou jovem..."

Instruções
·         Desenvolva o conflito insinuado nas frases an­teriores, caracterizando com precisão "esse jovem".
·         Narrador em primeira pessoa.
·         Espaço: o conflito "explode" numa sala de aula.
·         Tempo: duração da aula.
·         Escreva, no máximo, 25 linhas.
·        
PROPOSTA 03
"Disseram que ela dormia quando o temporal chegou. Um vagalhão* pegou-a de surpresa, não teve tempo nem pra gritar socorro. Ainda não acharam o corpo. Juvenal, o marido, voltava para casa...”
* onda muito grande.
Instruções:
·         Prossiga a história desenvolvendo o conflito que "explode" quando Juvenal se dá conta do que aconteceu.
·         Narrador em terceira pessoa.
·         Espaço: praia.
·         Tempo: uma noite.
·         Escreva, no máximo, 25 linhas.
Atenção!
Escolha uma das propostas acima e redija seu texto. Neste serão observados os seguintes itens:
·         Adequação ao tema proposto
·         Adequação à Norma culta
·         Coesão e Coerência
·         Conteúdo do texto

 Proposta 04:
Tipologia: narração  Gênero: Filme
 Roteiro de análise de filme: Cidade de Deus
         O romance de Paulo Lins é narrado em 3ª pessoa. No filme, entretanto, há um narrador em 1ª pessoa.
a)Quem é o narrador do filme? b)Por que, entre as personagens, ele supostamente é a pessoa mais preparada para contar a história da favela Cidade de Deus?
2-Tanto a obra quanto o filme Cidade de Deus fazem um levantamento das transformações sofridas pelas favelas brasileiras entre as décadas de 1960 e 1990. No início do filme, há indícios do fenômeno da concentração urbana e crescimento desordenado das grandes capitais, em virtude dos fluxos migratórios ocorridos na década de 1960.
a)De acordo com o filme, como o governo carioca da época tratava os problemas de moradia da população?
b)Com exceção do grupo de adolescentes que começavam a entrar no mundo do crime, como se caracterizavam os moradores da Cidade de Deus naquela época?
c)Que elemento novo se insere na vida da cidade de Deus, transformando lentamente a comunidade numa favela de alta periculosidade?
3-No filme, o comércio de drogas é comparado a uma empresa organizada, com produção em série e plano de carreira; o indivíduo começa como aviãozinho e depois passa a olheiro, vapor, soldado, gerente, até finalmente virar dono da boca de fumo. O que essa estrutura revela quanto às opções de trabalho do morador da favela?
4- As sociedades democráticas organizadas contam com leis estabelecidas pela Constituição e com instituições, como a polícia, que garantem o cumprimento da lei. No filme, entretanto, depois que Zé Pequeno se torna um poderoso chefe do tráfico, ele se transforma na própria lei, levando inclusive paz à favela durante certo tempo.
a)Como, no filme, os policiais se comportavam em relação ao “poder paralelo” de Zé Pequeno?
b)O que esse poder paralelo revela quanto ao poder do Estado?
5-No mundo de violência do tráfico, cria-se uma nova ordem de valores, diferente da que rege a sociedade em que vivemos. Que cena ou cenas do filme podem ser vistas como exemplo dessa ordem de valores absurda e desumana?
6- Na Cidade de Deus, das desavenças entre Zé Pequeno e Cenoura, líderes do tráfico, nasce uma guerra.
a)O que motiva a guerra?
b)Qual o comportamento da comunidade?
      c)Qual o comportamento dos policiais?
7-Alguns críticos veem no romance e no filme Cidade de Deus traços naturalistas.
a)O caso de Zé Galinha pode ser considerado um exemplo de determinismo do meio sobre o comportamento humano?
b)O aparecimento de uma nova geração de meninos, a Caixa  Baixa, também se incluiria nesse mesmo princípio?
c)A substituição de Zé Pequeno pelos meninos da Caixa Baixa pode ser vista como exemplo da lei da seleção natural formulada por Darwin?
      8- Tanto no livro quanto no filme, a maioria das personagens não tem nome, mas              somente apelido. Busca-Pé, Cabeleira, Alicate, Martelo, Cenoura, Dadinho, Paraíba.
a)O que isso pode representar, considerando-se o universo humano explorado?
b)As personagens do filme são aprofundadas do ponto de vista psicológico? Que relação pode haver entre a falta de nomes e o tratamento psicológico que eles recebem?
  9- Nas primeiras cenas do filme, uma galinha é perseguida até que fica à frente de Busca-Pé, que se vê, de repente, no meio de duas forças: de um lado os policiais e, de outro, o grupo de Zé Pequeno. Nesse momento, a câmera faz um giro de 360 graus e tem início o flash back que vai narrar a história da Cidade de Deus. Já quase no final do filme, a cena em que aparece a galinha é retomada e a história continua linearmente até o fim.
a)Que novidade há no posicionamento da câmera e no enquadramento da cena durante a perseguição da galinha?
b)Qual a relação entre um giro de 360 graus da câmara e a estrutura narrativa do filme?
c)Por que a situação em que se vê Busca- Pé nessa cena representa me tonicamente as opções de vida que ele tem?
10- Busca- Pé quase se tornou um assaltante. Em certo momento do filme, quando é demitido do supermercado, chega a dizer “honestidade não compensa”. Ao se profissionalizar como fotógrafo, passa a chamar-se Wilson Rodrigues.
a)Para ele, o que significa ter um nome na história?
b)Você acha que, no final do filme, a personagem ainda concordaria com a frase “honestidade não compensa”?
c)Se a obra tem um enfoque naturalista da realidade, Busca-Pé é um exemplo do determinismo social?
d)Busca- Pé, na cena inicial em que aparece a galinha, chega a dizer “ Na cidade de Deus, se correr o bicho  pega, se ficar o bicho come”. Considerando-se a saída encontrada por Busca- Pé diante desse impasse, pode-se dizer que o filme Cidade de Deus é um filme de esperança? Justifique sua resposta.
11-No final do filme, Busca-Pé entrega ao jornal algumas fotos e não entrega outras.
a)Que fotos ele omitiu? Por quê?
b)Em sua opinião, ele agiu corretamente? Você, no lugar dele, teria agido de modo diferente.
12- Tanto no livro quanto no filme, a linguagem empregada pelas personagens é cuidadosamente trabalhada.
a)Como se caracteriza?
b)Que efeitos essa linguagem proporciona à narrativa?
13-É um filme político? Por quê?
É um filme atual? Por quê?
Atenção!Escolha uma das propostas( 01,02) abaixo e redija seu texto.Neste serão observados os seguintes itens:
·         Adequação ao tema proposto
·         Adequação à Norma culta
·         Coesão e Coerência
·         Conteúdo do texto

PROPOSTA 05
Tipologia Textual: Dissertação
Leia com atenção os seguintes textos:

"A crueldade do trabalho infantil é um pecado social grave em nosso País. A dignidade de milhões de crianças brasileiras está sendo roubada diante do desrespeito aos direitos humanos fundamentais que não lhes são reconhecido: por culpa do poder público, quando não atua de forma prioritária e efetiva, e por culpa da família e da sociedade, quando se omitem diante do problema ou quando simplesmente o ignoram em decorrência da postura individualista que caracteriza os regimes sociais e políticos do capitalismo contemporâneo, sem pátria e sem conteúdo ético."
                 (Xisto T. de Medeiros Neto. A crueldade do trabalho infantil. "DIÁRIO DE NATAL". 21/10/2000.)

"Submetidas aos constrangimentos da miséria e da falta de alternativas de integração social, as famílias optam por preservar a integridade moral dos filhos, incutindo-lhes valores, tais como a dignidade, a honestidade e a honra do trabalhador. Há um investimento no caráter moralizador e disciplinador do trabalho, como tentativa de evitar que os filhos se incorporem aos grupos de jovens marginais e delinquentes, ameaça que parece estar cada vez mais próxima das portas das casas."
                 (Joel B. Marin. "O trabalho infantil na agricultura moderna". www.proec.ufg.br.)


"Art. 4Ž -  É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária."
                 ("Estatuto da Criança e do Adolescente". Lei nŽ 8.069, de 13 de julho de 1990)


Com base nas ideias presentes nos fragmentos acima, redija um texto dissertativo argumentativo sobre o tema:
Tema: O TRABALHO INFANTIL NA REALIDADE BRASILEIRA.

Proposta 06
Gênero textual: Carta Argumentativa
j0299125PROPOSTA DE REDAÇÃO
(Unicamp-SP) Faça de conta que você tem um amigo em Portugal que confia muito em você e está pensando em passar uma temporada no Brasil e talvez até em migrar. Suponha também, que, recentemente, ele lhe tenha escrito uma carta dizendo que está pensando em abandonar tal projeto, em consequência das noticias sobre o Brasil que tem lido ultimamente. Para justificar-se, ele incluiu na carta a seguinte amostra de manchetes, que o impressionaram, publicadas com destaque em menos de um mês, em um único jornal.
- FALTAM ÁGUA, LUZ E TELEFONE NAS ESCOLAS, DIZ PESQUISA DO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. (Folha de S. Paulo, 16 de set. 1998).
- METADE DOS ELEITORES NÃO TÊM O 1º GRAU. (Folha de S. Paulo, 20 de out. 1998).
- BRASIL É CAMPEÃO DE CASOS DE DENGUE, LEPRA E LEPTOSPIROSE NAS AMÉRICAS. (Folha de S. Paulo, 21 de set. 1998).
- MISERÁVEIS SÃO 25 MILHÕES. (Folha de S. Paulo, 26 de set. 1998).
- 83% SÃO ANALFABETOS FUNCIONAIS. (Folha de S. Paulo, 26 de set. 1998).
- PARTOS DE MENINAS AUMENTAM 81% NO RIO. (Folha de S. Paulo, 29 de set. 1998).
- SP DESPEJA NAS RUAS UM TERÇO DE SEU LIXO. (Folha de S. Paulo, 04 de out. 1998).
Escreva-lhe uma carta na qual, colocando em discussão as manchetes acima, você tenta convencê-lo de que, apesar de haver de fato problemas, a imagem que se faz de nosso país, a partir do noticiário, é parcial, e que, portanto, continua valendo a pena vir para o Brasil.

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